São Vito

Breve Histórico:

São Vito Nasceu em 288 D.C provavelmente na Sicília ou na Lucânia (Basílicata).
Não se sabe o nome ou origem de sua mãe, mas seu pai se chamava-se Hila e era um nobre ligado ao Império Romano. Ao nascer o pai encarregou uma Ama de Leite de nome de Crescenzia a cuidar do menino e depois a um professor chamado Modesto incumbiu de cuidar de sua educação. Ambos cristãos ocultamente. Vito foi orientado a seguir a fé em Jesus Cristo e após ser batizado aos sete anos já realizava prodígios de curas. O pai ao descobrir tal feitos encerra os três na masmorra e imediatamente perde a visão que só é recuperada pela oração de Vito.

 

Muitos foram os milagres de cura realizado pelo Santo Menino e muitos castigos recebeu das autoridades até que o Imperador Dioclesiano que foi implacável perseguidor dos Cristãos manda chamar Vito, Modesto e Crescenzia até Roma afim de curar sua filha que sofria de epilepsia. E assim o fizeram, curando a princesa. Em Roma foram presos e torturados e colocados aos animais ferozes saindo ilesos, depois são colocados na tina de óleo fervente e chumbo derretidos e saíram incólumes. Por fim foram condenados a morrer na terrível roda que estraçalhou seus corpos. Cantando glórias a Deus entregaram suas vidas em 15 de junho de 303 DC. Com São Vito tendo apenas 15 anos.

A intercessão de San Vito é invocada nas doenças de origem neurológicas, epilepsia, corea. É o Santo padroeiro dos bailarinos também.